UPG vai à Escola

No dia 9 de Março, a UPG foi à Escola do Bom Sucesso, em Alverca, numa acção concentrada em dois turnos: um diurno, para os alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos; e um outro nocturno, para alunos do curso EFA. Chegadas à Escola, de armas e bagagens (leia-se: folhetos, filme de apresentação, colares do Projecto Chique de Doer, fotografias e o relato sentido da Anabela sobre a história/acção da UPG), para entrar nos corações dos alunos, a Anabela Nina, a Teresa Morato e a Ana João não puderam deixar de ficar surpreendidas ao serem recebidas com a música ”Abraço a Moçambique”, preparada pelos alunos de Religião e Moral do 8ºano.

E ainda mais surpreendidas ficaram quando a turma apresentou o seu projecto para uma Campanha de Solidariedade com o propósito de apadrinhar uma criança moçambicana. Para o efeito, criaram uns mealheiros cúbicos, de papel, decorados com imagens e palavras alusivas à UPG, com os quais pretendem angariar fundos junto de amigos e familiares. Para além do mais, está prevista uma feira de artesanato onde serão vendidos artigos cujo valor reverterá também a favor da UPG.

No átrio da Escola foi então pintado um cartaz gigante onde os alunos irão colando peças (cada uma com um valor equivalente a 10€), em jeito de puzzle, à medida que o valor dos fundos obtidos for crescendo. Assim que a imagem estiver completa (imagem essa que é o logo da UPG), significa que já alcançaram o suficiente para apadrinhar uma criança. Não podemos ainda deixar de recordar o debate final da manhã, em que os alunos mais crescidos se mostraram entusiasmados em ajudar a UPG (angariação de fundos e divulgação), e em que os mais pequeninos mostraram uma sensibilidade incrível aos projectos.

Jamais nos esqueceremos do pequeno Tomás preocupado com os donativos angariados: “Têm de ter sempre um significado!”, ou daquele menino sentado de pernas-à-chinês que, com um ar quase assustado, perguntava se a UPG ia acabar, como que se essa possibilidade fosse uma barbaridade! Já de noite, a UPG não pôde deixar de se emocionar com os gestos dos mais graúdos que contaram um conto tradicional do norte de Moçambique – “Duas Mulheres”, e ofereceram à UPG um quadro por eles construído, para colocar na Escolinha do André, que por trás trazia uma dedicatória muito bonita e muito sentida , em forma de poema, com o título “Ser Criança”.

Por este dia maravilhoso, um grande obrigada aos alunos, professores e amigos da Escola do Bom Sucesso por este pequeno grande gesto. Kanimambo! Veja as fotos no nosso álbum Picasa e ainda o vídeo da canção no youtube

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s