Visita à Vovó Angelina e ao Vovô Armando

Hoje fomos visitar o vovô Armando e a vovó Angelina, ambos apoiados pelo Fundo de Idosos da UPG. A visita teve como propósito a entrega de caniço para a construção de uma nova palhota. É que eles vivem em condição muito precária – na palhota o matope já derreteu, o caniço e a cobertura já apodreceram, o solo, por causa das chuvas, é todo irregular, e eles dormem no chão, porque não têm outra alternativa!

Entram ratos, baratas e todo o tipo de bicharada que possam imaginar. Foi comovente aperceber-mo-nos da realidade deste casal que vive completamente isolado no mato. Para irem buscar água, têm de andar ainda uns bons Quilómetros e a força já não é a mesma de antigamente. Além disso, o vovô Armando tem as cataratas tão profundamente instaladas que já não vê quase nada.



A Vovó Angelina e o Vovô Armando – apesar de tudo os dois têm uma alegria e genica surpreendentes!

A Irmã Aparecida (nossa parceira local), que todos os meses os vai visitar, é que nos alertou para esta situação. Aos poucos, e à medida que vai conseguindo, vai levando caniço, estacas e pregos para a construção de uma nova palhota. No entanto, os recursos são escassos e o fundo não contempla a construção de infra-estruturas. Mesmo assim, ao verem os materiais da sua nova casa a acumularem-se, o vovô e a vovó não deixam de gritar “Kanimambo, Kanimambo” (Obrigado, Obrigado!) com um grande sorriso, enquanto o carro se afasta…

One comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s