Tesouros de Moçambique

Filha de umas das nossas madrinhas mais dedicadas, a Joana é a nossa nova voluntária em Moçambique. Chegou no dia 26 de Julho. De entre as várias experiências que já viveu em tão pouco tempo ao acompanhar vários dos projectos da UPG, destacamos o apoio que está a dar na Escolinha do André aos mais vários níveis. A Joana, psicóloga de profissão, está a dar apoio ao estudo onde quer que surja dificuldade (Línguas, Matemática, Ciências, etc…), Informática, aulas de dança, desenvolve actividades lúdicas e responde a qualquer questão que possa surgir. É caso para dizer que temos “pau para toda a obra”!

O recreio da Escolinha do André visto por dentro e fotografado pela Joana “Descobri que no meio daquilo que convencionámos interpretar como pobreza residem tesouros. Um país que se reconstrói é sempre um bom lugar de reflexão para o mundo: como se de uma zona de potencial humano se tratasse. É assim que consigo resumir em poucas palavras tudo o que estou a viver.

O que vejo nestas crianças que estamos a apadrinhar é uma vida nova que desabrocha com calma, uma vontade de aprender e uma confiança no que é bom no mundo. É um prazer explicar, repetir, mostrar, demonstrar, ditar, reformular porque se recebe muito amor de volta.

A Europa tem muito a aprender com África. Talvez sejam um casamento perfeito. A Europa acumulou conhecimento e organizou-o, África mantém um ritmo de vida ligado à Natureza que urge ser preservada para que todos sobrevivamos.” Joana Mealha dos Santo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s