Banhine em festa

No passado Domingo comemorou-se, em Banhine, o dia da padroeira daquela comunidade: Santa Clara. A ocasião foi de festa e comunhão. O Padre Rosendo (México) começou com uma bonita missa, repleta de belos cânticos em changana (dialecto local) e muita dança. Depois foram apresentados os convidados especiais: dois padres argentinos que vieram contar a história de “Manuel – o Negro e a Virgem Maria”; a mana Verónica (Cáritas) e a nova voluntária da UPG: a mana Joana. Os dois padres distribuíram pela população terços e cartões com imagens alusivas ao conto narrado. Viram-se muitos olhos inundados de alegria.

No fim das rezas, deu-se inicio a um belo momento recreativo no qual toda a comunidade acabou por participar – desde os mais pequeninos aos mais graúdos! É impossível descrever a beleza dos cantos e dos movimentos projectados, mas poderá sempre ter uma pequena noção através de coloridas fotografias da nossa galeria.

Depois do almoço seguiu-se o momento esperado por muitos: a distribuição mensal de alimentos! Desta vez com um pequeno presente do comerciante/distribuidor local nosso parceiro: um pacote de bolachas para cada criança do projecto.

No final do dia os comentários foram os mais positivos: todos estão muito felizes com os progressos desta comunidade. Sente-se mesmo uma maior entre-ajuda na população local. O Padre sublinha a evolução que se nota nas crianças e nas famílias. Hoje já não estranham o estranho e a postura é outra – as crianças aparecem de banho tomado, as roupas já não são aquelas rotas e esfarrapadas de antes. Há muito mais cor, muita mais vida e, principalmente, muitas mais caras saudáveis, sorridentes e com esperança!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s