Mana Francisca e a sua experiência com as famílias

Famílias…   “As famílias observadas estão alicerçadas na figura da mulher. A função do  homem está associada ao do progenitor, ausente na maioria das estruturas familiares. As jovens acumulam a escola com o trabalho na machamba e as tarefas familiares, ficam grávidas muito jovens o que aumenta o número de crianças no mesmo agregado, onde mães, avós, filhos, netos e tios coabitam. É fundamental a presença de técnicos da área da saúde tendo em vista a formação das mulheres no sentido de planearem o número de filhos que desejam ter.  

O aproveitamento dos recursos existente é importante como a criação de galinhas poedeiras acompanhada da comercialização dos ovos e não apenas da carne como acontece actualmente; criação de vacas e cabras aproveitando o leite, não só para consumo imediato como  para o fabrico de derivados, como o queijo, diversificando assim a alimentação e gerando rendimento; criação de porcos tendo em vista o fabrico de enchidos.  

Na EFI a vóvo Etelvina está empenhada na criação de uma escola de costura, aproveitando os períodos vagos da escola e envolvendo as mulheres da comunidade.”   Mana Francisca    

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s