Dia 7: Vitimas dum incêndio, a Flora e Alberto reconstroem a vida numa nova casa

A Mãe das crianças – Verónica- nasceu em 7 de Novembro de 1974, em Nhancutse e tem 38 anos. A Mamã Verónica tem um filho mais velho de 19 anos, chama-se Neldo e estuda na 10ª classse em Maputo na casa dos tios.O Alberto e Flora-ambos pertencem ao projeto de Nhancutse e, a Mamã tem uma machamba e semeia milho, madioca e feijão nhemba. A sua casa sofreu um incêndio e todos os bens foram destruídos, perderam tudo.

A Mamã Verónica Mucavele tinha saído para ir visitar a sua própria mãe que estava doente, enquanto o filho, o pequeno Alberto Uqueio, tinha ficado em casa a fazer algumas tarefas para ajudar a sua Mamã… Quando a Mamã Verónica regressava a casa, já ao final do dia, toda a sua palhota tinha ardido…. e com ela os poucos bens que possuíam…  Mãe e filhos ficaram a dormir numa pequeníssima barraca e vivem das ajudas que vão recebendo de alguns amigos e vizinhos. Um colega da escola do Alberto deu-lhe um caderno, já muito gasto e usado mas que ainda tem algumas folhas onde o Alberto pode escrever as suas lições.  A Mamã Verónica, apesar das dificuldades que passa, faz voluntariado numa escola e diz que se sente muito bem a fazê-lo.

Em Junho deste ano, duas especiais doadoras aceitaram um Desafio UPG e lançaram uma Campanha de Angariação de Fundos para a construção desta Palhota. Através do leilão de um Quadro pessoal numa loja familiar e do facebook, as doadoras conseguiram financiar integralmente a construção da nova Palhota da Mamã Verónica. Graças a esta ajuda, neste momento a Flora e o Alberto têm uma casa com condições dignas para habitar!

E você, também aceita um Desafio UPG?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s