Dia 10: Fruto dos furos de água UPG, mulheres e crianças deixam de caminhar kms

Em Chongoene, 1250 pessoas vão ter água potável brevemente e as mulheres vão deixar de andar quilómetros para trazer água para casa! Em Moçambique, é estimado que apenas 43% da população tem acesso à água potável e 19% ao saneamento seguro.  A situação nas zonas rurais é mais crítica do que nas zonas urbanas, de forma que apenas 30 % das zonas rurais tem acesso à água potável e 6% a saneamento adequado, comparados com 70% e 47% nas zonas urbanas. O problema de água é muito profundo na região de Chongoene.

Como tal, o Parceiro Local Padre Rosendo, a UPG e a Cáritas trabalharam em conjunto no sentido de identificar as aldeias mais necessitadas de um furo de água a ser proposto a financiamento. Em paralelo com a identificação destas aldeias, foi feita formação pessoal e técnica no sentido de preparar a comunidade para a manutenção da fontanária, funcionamento e seus requisitos para garantir o bom financiamento futuro do mesmo, em prol de toda a comunidade.

Foram identificadas 4 comunidades para a construção urgente de um furo água, no entanto, apenas será possível financiar dois furos em 2012- Bungane e Conjoene. Bungane tem 3 fontanários, sendo insuficientes especialmente na época de Verão. Muitas pessoas deslocam-se a uma distância de 2 horas de caminho a pé para “acartar” água de um pequeno rio, ou se “acartam” água dos fontanários locais ficam na fila de 3 a 5 horas. Neste sentido, o financiamento da ALG para os 4 fontanários, tocará em mais de 3.568 pessoas por cada fontanário.

A situação de Conjoene é igualmente problemática. Os Furos de água foram uma grande campanha da UPG em 2012 e dois já começaram a ser construídos em Conjoene e Bungane. A felicidade das mamãs e das famílias é inexplicável!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s