Update Cheias CRPE

Primeiros esforços de ajuda no Chokwé – CRPE
Os voluntários UPG no local estão bem e começam a ajudar nos primeiros movimentos de ajuda humanitária.  O CRPE está de momento rodeado de 2000-3000 pessoas que procuraram a zona alta para se refugiarem da subida das águas.  Estão em contacto com a UPG e com o Parceiro Local Irmão Licínio. O Irmão estava em Maputo quando se verificaram as primeiras cheias e está de momento a procurar comprar os primeiros bens essenciais através do fundo de emergência da UPG para tentar chegar a Xinavane e ajudar as famílias.

Contudo, as estradas estão intransitáveis  já caíram pontes dada a força dos rios e não há ainda garantia de quando poderá ser feita a circulação.   Nas últimas horas já chegou um carro cisterna à zona do CRPE e está a distribuir água potável às famílias acampadas a volta do centro. As famílias estão a tentar cozinhar os mantimentos que trouxeram de casa nas zonas secas. Os Engenheiros da Empresa Opway (que vivem ao lado do centro) estão a ajudar no centro e as famílias e a utilizar um gerador para ajudar a distribuir água à população.

Os voluntários UPG estão a procurar coordenação com os chefes da aldeia para ajudar a organizar a distribuição justa e ordeira da água.  Os Engenheiros e Voluntários ajudarão ainda a montar tendas de abrigo no Monte Chirrundzo, já que se prevê que a chuva volte a cair.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s