Cheias de Moçambique – Situação no Final do Dia

Chokwé

Apesar das águas terem descido um pouco o dia não correu da melhor forma em Chokwé, mas algumas boas notícias começam a chegar no final do dia. A nossa parceira local Irmã Neuza sofreu uma forte debilitação no estado de saúde e foi evacuada para Maputo.  O Mano Hilário, há 3 dias no tecto da sua casa ferido após tentar apoiar alguém que era arrastado pelas cheias começa a sentir-se um pouco melhor. A sua irmã, que está com ele no telhado, conseguiu ir buscar água à medida que as inundações começam a baixar. Contudo, até à hora não foi hora possível fazer-lhe chegar qualquer meio de apoio aéreo ou barco de salvamento.   

CRPE Foi um dia exaustivo de apoio às comunidades para os Voluntários UPG no terreno, que acompanharam toda a distribuição de água e mantimentos às populações locais.  Continua sem ser possível chegar a Chinavane.  

Santa Luisa Marillac Recebemos as primeiras notícias de Santa Luisa, já que as Irmãs estavam incontactáveis há 2 dias. As Irmãs, que estavam refugiadas no hospital do Carmelo tentarão amanhã encontrar forma de chegar a Manjangue/ Escola e avaliarão os estragos para começarem a dar apoio às comunidades.  

Irmão Licinio O Irmão já conseguiu comprar água, feijão verde e outros alimentos bem como combustível para tentar chegar ao CRPE.  Contudo, as estradas continuam intransitáveis e só poderão tentar avançar pela manhã, ainda sem certezas. Nas estradas abertas o trânsito está parado, e muitas outras estradas estão fechadas ou a fechar  

Xai-Xai A Irma Beta tambem já conseguiu aceder a fundos de emergência.  Desde quarta-feira que estão no terreno para procurarem as crianças que começaram a faltar a escola para ajudar as famílias a tirar água das casas.  Na Escolinha, preparam-se refeições permanentes para as crianças que vão à Escolinha e a Irmã prepara já um pequeno centro de abrigo com “esteiras” para as famílias das crianças UPG que estejam a dormir na rua.  Ainda é cedo para avaliar os estragos na Escolinha e nas famílias mas a Irmã vai visitar os campos de abrigo para encontrar as crianças da Escolinha e ver como podem ajudar cada caso.  A UPG está ainda a tentar redireccionar as voluntárias da zona de Chongoene para apoiar as famílias que fugiram para essa região, já nos próximos dias.  

Como nota positiva, a Irmã Beta agradece o apoio de todos os padrinhos e doadores, vários tem ligado e expressado a sua solidariedade com as Irmãs e com a UPG!A TSF deverá passar o testemunho da Irmã Beta e do Irmão Licinio nas próximas horas.Fundo de Emergência A Um Pequeno Gesto e a organização associada A Little Gesture UK já angariou os primeiros 3.500€ para o Fundo de Emergência e continua a pedir a todos os padrinhos e doadores que passem a palavra. Obrigada a todos os que já contribuiram!  

Apoio Local A rede de amigos UPG em Maputo está a tentar encontrar forma de angariar alimentos e outros bens de primeira necessidade para levar para o local assim que seja possível transitar. Daremos mais informações para formas de ajudar assim que o movimento estiver organizado.  

Para ajudar a UPG a ajudar, faça agora o seu donativo na conta com o NIB 0033 0000 4534 0025 763 05 Se preferir, pode usar o seu cartão de crédito no Paypal Todo o Pequeno Gesto Conta!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s