Silvestre junta sinergias e começa a reconstrução de S. Luisa

Testemunho de dia 13.02.13  

“Espero que estejam bem desse lado, do nosso lado a vida vai andando aos poucos, sempre de olhos abertos para o rio, de acordo com os técnicos de gestão de água dizem que a água está sendo descarregada a partir da África do Sul, mas que está sendo controlada de modo a não causar problemas, esperamos que esta informação seja verdadeira, e que Deus nos ajude de modo a não acontecer mais desastres, enfim.  

No relatório falei um pouco da Comissão dos Jovens que criei no ano passado e que não levei avante, e este ano só por estar a fugir das cheias de Chókwe para cá em Chinhacanine, consegui mobilizar os jovens a tornar realidade este projecto de modo a desenvolver esta comunidade, e não só de modo a encorajar as vítimas das cheias a construir nesta zona que é segura, este projecto só por poucos dias está se tornando realidade, muita gente já tem talhões. ainda continuo juntamente com a minha equipe a parcelar a zona e a distribuir os terrenos para as vítimas das cheias, à quatro dias o administrador do distrito veio apreciar o nosso trabalho e gostou bastante e ontem nos trouxe dois técnicos de planeamento territorial do Distrito e dois da Província de Gaza de modo a nos ajudar no parcelamento de talhões para as vítimas de cheias.

E não só também hoje recebemos alguns militares que se disponibilizaram a nos ajudar.   No momento, esta Comissão é constituída por 15 jovens estudantes, e é denominada Organização Juvenil Hluvuka Chinhacanine (que em português significa “Desenvolva Chinhacanine”), a missão da Comissão é trabalhar em prol do desenvolvimento da comunidade a qual os jovens estão inseridos, assim como:

Ø  Desenvolver a Comunidade de Chinhacanine em geral e posteriormente ajudar a outros jovens do distrito a desenvolverem as suas comunidades

Ø  Realizar um evento que vise combater a violência contra a mulher, informando quais instituições atuam no apoio às vítimas de violência.

Ø  Promover uma actividade (desportiva/cultural) em prol da melhoria da auto-estima das mulheres, promovendo a valorização e o respeito em todas as fases do seu ciclo de vida (infância, adolescência, gravidez, maternidade, menopausa e velhice).

Ø Promover uma campanha para estimular e encorajar os jovens a buscarem seu desenvolvimento socioeconómico, por meio da educação e do trabalho. Ø  Organizar um fórum de discussão, em parceria com o Conselho Comunitário e a Delegacia da Mulher e Ação Social, para esclarecer a população sobre os serviços públicos em defesa da mulher e a legislação atual.

Ø  Promover uma palestra (preferencialmente proferida por um homem) para sensibilizar os homens quanto à divisão de tarefas domésticas, paternidade responsável e intolerância para toda forma de violência contra mulheres e crianças.

Ø  Divulgar métodos de Combate e prevenção do HIV/SIDA, a malária e outras doenças

Ø  Construir latrinas melhoradas em todas as residências desta população de Chinhacanine, visto que estes têm defecado nas ruas e arredores das casas, o que tem provocado cólera e outras doenças, e estas famílias contribuindo por uma cota de participação

Ø  Estudar, elaborar, analisar e propor acções, projectos, políticas, estratégias e directrizes que permitam a integração e participação das crianças, adolescente e jovens no processo educacional, social, ambiental, económico, político e cultural

Ø  Garantir a sustentabilidade da Comissão implementando Projectos de geração de rendimento em benefício dos seus membros e da Comissão.E muito mais…”  

Por Mano Silvestre

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s