Felizarda e Xavier, e as suas histórias de sucesso com a criação de animais

Aproveitamos esta oportunidade para falar um pouco de uma história que nos tem surpreendido bastante e de uma família que com o apoio dos padrinhos e da UPG, se tem esforçado para se dinamizar e melhorar a sua vida.

Nesta família como em muitas outras famílias moçambicanas vivem 8 pessoas. No entanto a Felizarda é uma menina que tem a sorte de viver ainda com os ambos os pais. O pai Frederico Monjane é um homem de 59 anos e apesar de nunca ter tido oportunidade de estudar, e de não falar por ser mudo, é um forte trabalhador e muito atento à sua machamba e à criação de animais. A mãe Teresa Cuna tem 44 anos também nunca estudou e juntamente com o Frederico trabalha na machamba e na criação de animais.

Da sua machamba e com o trabalho de todos os elementos adultos da família (pai, mãe e avós) cultivam mandioca, amendoim, feijão e milho. Como não produzem em grande quantidade tudo é para consumo do agregado. Mas acima de tudo é na criação de animais que esta família se tem destacado das restantes e foi nesta actividade que se envolveram mais fortemente e se especializaram, tendo tido bastante sucesso nesta área: pois têm 7 cabritos, 28 galinhas, 30 coelhos, e 1 peru, que usam para vender e para consumo do agregado. De destacar que é muito difícil manter e fazer criar estes animais todos.

Esta família vivia em grandes dificuldades económicas e muitas vezes não tinham como alimentar 3 vezes por dia os filhos. Assim foi uma oportunidade única nas suas vidas e um ponto de viragem terem tido duas das suas crianças (Felizarda e Xavier) apadrinhadas. Pois os padrinhos para além de serem bastante atentos e activos, têm apoiado sempre que necessário os seus afilhados e a sua família. Este apoio permitiu que a família pudesse garantir com alguma sustentabilidade a educação e alimentação dos seus filhos. O que lhes possibilitou concentrarem-se na criação de animais, área onde são um exemplo a seguir. 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s