Testemunho de uma Madrinha que está no terreno.

Sou Maria do Rosário Vicente, tenho 47 anos e sou madrinha de 3 crianças neste Grande Projeto que é a Um Pequeno Gesto.  

Parti de Lisboa no dia 2 de Abril, rumo a Moçambique, juntamente com a Ana Nina e a Filomena Temudo da UPG, com o objetivo de conhecer os meus afilhados, das minhas irmãs e das minhas amigas.   Quero agradecer à UPG a oportunidade que me foi dada e sinto me muito grata por isso.  

Em primeiro lugar gostaria de referir que já achava que o trabalho desta Organização era muito mas, não fazia uma pequena ideia do quanto era imenso, intenso e dedicado!   Desde o primeiro dia de chegada que assisti a todo o trabalho e empenho desta Organização. Foi um dia bastante intenso e envolto em reuniões importantes para o Desenvolvimento do Projeto. Após um dia longo e duro de trabalho, em condições climatéricas nada favoráveis (40graus), aliadas ao cansaço do dia, viajamos em direção a Xai Xai (250kms).  

O sentido de responsabilidade para estar presente em reuniões com hora marcada na manha seguinte, fez com que houvesse coragem para sair de Maputo ao cair da noite e enfrentar a estrada numa longa viagem de 6 horas, que incluíram alguns imprevistos pelo caminho.    

Assistir à minha primeira distribuição da Cesta Básica de alimentos, foi um momento marcante. As condições de acesso às Comunidades são difíceis, as estradas não são boas e é tudo distante; fazemos muitos quilómetros para chegar a todo o lado. Consegui perceber o quanto é importante esta causa Maior. Tudo isto se reflete na alegria e gratidão deste povo, não fazia uma pequena ideia das necessidades tão grandes e de como é fundamental este pequeno gesto para os ajudar a “sobreviver” e  ter acesso à educação.  

O sentimento a que assisti foi mesmo de GRATIDÃO para com a Organização e os seus padrinhos. Todas as crianças sabem quem é o seu padrinho ou a sua madrinha. Fomos muito bem recebidos pelas crianças e por quem cuida delas e todos se manifestaram de uma forma simples, com os seus sorrisos, danças e canções dedicados a todos nós. Foi emocionante e marcante para mim saber que participo também nesta ajuda com um Pequeno Gesto meu.   Que o nosso bem faça bem ao outro e que sejamos hoje e sempre uma coisa boa que mora dentro de cada um que passou por nós!

Maria do Rosário Vicente

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s