Parabéns Silvestre Quenha – Bolseiro UPG

Silvestre é mais uma história que a UPG tem orgulho de contar e partilhar com todos. É o nosso primeiro Bolseiro a terminar a sua formação académica, licenciando-se em Contabilidade e Auditoria.  Silvestre é mais uma prova de que o esforço e o trabalho compensam, enviou-nos este bonito testemunho.

“Em primeiríssimo lugar irei trazer estas palavras:“Chegar até ao cimo da montanha e contemplar o imenso vazio do cume pode ser gratificante. Mas nada é superior à árdua caminhada desde o baixo terreno e às dificuldades percorridas nessa viagem, para superar os percalços da subida.”Primeiramente agradeço a Deus pelo dom da vida. Por iluminar-me em todos os momentos desta caminhada, minha família, ao padre Victor Estrada por me incentivar de modo a continuar a estudar mesmo nas dificuldades com que me encarava, ele sempre dizia para que eu não tivesse medo de sofrer, de passar dificuldades, e que seguisse o exemplo concreto dos 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz. Por isso agradeço este encorajamento por parte do Padre Victor Estrada, que sem ele não teria continuado com os estudos.

Mas agradeço de verdade pelo incentivo e estímulo, pelas palavras de conforto e carinho quando se fez necessário.Agradeço à minha mãe Marta e minha tia Albertina ambas falecidas, que me ensinaram a ser quem eu sou, e que se fazem presente, em espírito e coração, nas minhas realizações, como ramo que iria secar mas por ter quem o regava acabou resistindo e já está dando frutos.E por último agradeço especialmente a Um Pequeno Gesto, que encontraram uma estrada apenas meio iniciada o seu desbravamento, faltando a sua continuidade de modo a ficar limpa preste para ser usada, isto é a caminhada do meu curso, e que esta caminhada não foi fácil aconteceu com tantos obstáculos – dificuldades, mas enfim não é tempo para lamentar mas sim para entoar os cantos de louvor pela vitória alcançada em tempo recorde .

Dizer que quando iniciei o curso éramos na nossa turma no total 75 estudantes, mas até ao 3º ano dos que iniciaram comigo éramos 25 estudantes mais 10 estudantes que iniciaram o curso nos anos anteriores. Alguns foram desistindo por vários factores, alguns foram chumbando pela caminhada, e até agora no total dos que iniciaram o curso comigo e que defendemos somos 8 estudantes (doutores). Na verdade não foi fácil, isto não é para quem quer mas sim para quem pode pelo fruto do seu desempenho.Na verdade agradeço bastante o dom e a força proveniente de Deus nesta caminhada, e especialmente a Um Pequeno Gesto, pelo apoio a mim dedicado na pessoa da mana Sara e mano Bernardo, e sem deixar do lado todos que trabalham em parceria com a UPG tornando realidade este sonho.Na verdade esta vitória dedico a todas as crianças apadrinhadas pela UPG na Santa Luísa de Marillac, na qual eu expressava-me de modo como me dedico aos estudos, de modo a incentivar a estas crianças a continuarem a estudar, colocando-me diante delas como exemplo concreto.Na verdade no mundo nunca estamos sós, é verdade.

É bom saber que temos amigos, família em quem podemos confiar falo da UPG na pessoa da mana Sara* e mano Bernardo (meus padrinhos). Pessoas que me apoiam e me acolhem com tanto carinho. É certo que tenho passado momentos muito difíceis. E comigo estão sempre os amigos e a UPG, dando-me palavras de conforto e ânimo. Agradeço a Deus por ter conhecido tantas pessoas boas, de coração aberto e firme. Quero agradecer a você mana Sara e mano Bernardo por tudo. Em especial por estar ao meu lado, a me apoiarem sempre.As vezes quando estamos numa alegria igual a esta perdemos palavras….Khanimabo a todos pelo apoio prestado em várias vertentes” 

Queremos continuar a ter casos como este, queremos contribuir para mais caminhadas de sucesso. O Silvestre está no universo de 1% de crianças moçambicanas que consegue frequentar o Ensino superior. A partir de €1’200 anuais, a UPG financia propinas universitárias e parte dos custos de vida a um pequeno núcleo de alunos com mérito demonstrado.   Faça o seu pequeno gesto e participe desta caminhada de sucesso!                          

*Sara Vicente é a Fundadora e Presidente da ALG Reino Unido e da UPG Portugal. Foi a Sara e o seu marido Bernardo que financiaram a Bolsa Universitária do Silvestre.   Silvestre é o nosso primeiro Bolseiro a terminar a sua formação académica, licenciando em Contabilidade e Auditoria. Para além de Bolseiro da UPG é também, um dedicado Técnico Local no Projecto de SLM – Escola de Sta Luísa de Marillac, Manjangue, Chókwè.  

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s