Dia 12: A criar heróis que transformam comunidades, como o Gil!

A história do Gil Mucavele é das muitas que a UPG se orgulha de contar. Crescendo no Xai-Xai, o Gil foi uma das primeiras crianças apoiadas pela nossa organização. Em 2010, demostrando uma forte determinação e empenho, pediu apoio à UPG para frequentar o curso superior de Estomatologia na Universidade de Medicina Dentária em Nampula.

Os primeiros tempos foram difíceis mas o Gil nunca desistiu. Longe da sua terra natal e da sua família, com várias dificuldades financeiras, teve que fazer inúmeros sacrifícios. Valeram a pena e o Gil transformou-se num homem de sucesso, acabando o curso de Dentista em 2014 e com o estágio a terminar em Novembro de 2015. Hoje é um jovem bem-sucedido que é visto pela comunidade como um “herói” e um exemplo a seguir. Regressou a casa por uns tempos e enquanto lá contribuiu para melhorar as condições de vida da população com formações de higiene oral e breves consultas às crianças da Escolinha do André. Sempre voluntarioso, o Gil planeia novas sessões de higiene oral para 110 crianças nas suas férias de Natal na Escolinha do André, Escolinha de Santa Catarina, Escolinha Flor da Infância e bairros de Chongoene. O Gil é um jovem dotado de inúmeras capacidades. A par do seu curso, com o qual sonha espalhar sorrisos, tem também outra paixão, a música. Ultimamente tem sido convidado para apresentar a sua banda em programas de TV e até já gravou um disco.

O Gil é um motivo de orgulho não só para a sua comunidade como para a UPG. É este sucesso que nós ambicionamos para todas as nossas crianças, é esta diferença que queremos marcar. Que sozinhas sejam capazes de encontrar ferramentas que lhes permitam, no futuro, quebrar o ciclo da pobreza. Queremos continuar a ter casos como este, queremos contribuir para mais caminhadas de sucesso. O Gil está no universo de 1% de crianças moçambicanas que consegue frequentar o Ensino Superior. Este ano, temos por financiar varias bolsas como a do Eduardo e em 2015 queremos acolher o Cinturão, ambos apoios incansáveis à intervenção da UPG na escola de Santa Luísa de Marillac. A partir de €1’200 anuais, a UPG financia propinas universitárias e parte dos custos de vida a um pequeno núcleo de alunos com mérito demonstrado.

Faça o seu pequeno gesto e participe nesta caminhada de sucesso! A UPG oferece este calendário festivo a todos os Amigos UPG desde 2011. Este ano, pode ainda imprimir uma versão em alta por apenas 1€!Donativo aqui

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s