Carla Monini, a mais recente Bolseira da UPG

A Carla Moninede 19 anos foi uma das primeiras afilhadas UPG no Programa dos Meninos de Xai Xai e é a mais nova Bolseira UPG. Está a frequentar o 1º ano do Curso de Engenharia e Processamento de Alimentos no Instituto Superior Politécnico de Gaza, no Chokwé. Por estar longe de casa a UPG fez um esforço para garantir um alojamento adequado, e a Carla está neste momento no Internato para jovens raparigas de Chokwé, dirigido pelas irmãs Vicentinas. A par da Bolsa, a Carla ajuda a Irmã Aida, Parceira Local em São Vicente Paulo com atividades de Apoio ao Estudo aos afilhados UPG na escola.

“Estudar para mim é a melhor coisa. Após ter ficado um ano sem estudar, foi um momento de muita dor e podia ser o momento de muitas desistências, mas sempre acreditei em mim mesma e hoje estou aqui e consegui. Espero dar o melhor de mim na minha formação e nos meus estudos. Para mim, estudar é uma forma de eliminar a minha pobreza, porque não escolhemos ser pobre, e estudando a pessoa consegue eliminar e ter uma boa vida. Quando entrei na UPG só tinha 7 anos e muita coisa aprendi com a UPG e com as Irmãs Dominicanas, sem deixar de lado a Irmã Isabel que sempre foi uma mulher muito exigente principalmente nos estudos. Os meus estudos sempre estiveram a cargo da UPG nem quando chumbei na 9ª classe, a UPG sempre me apoiou em todos os momentos. O meu muito khanimabo UPG e Irmãs Dominicanas de Xai-Xai, estando em Chokwé espero dar o melhor de mim.” 

As Bolsas Universitárias UPG oferecem a jovens estudantes dedicados mas carenciados a oportunidade de realizar estudos universitários. Os Bolseiros Universitários UPG são preferencialmente alunos anteriormente beneficiários do programa de Apadrinhamento ou jovens da comunidade local envolvidos com a UPG como técnicos, professores ou voluntários, com demonstrado mérito e vontade de estudar. Estes jovens são naturais de Chongoene, Chokwé ou Xai-Xai, para onde tendem a voltar após os estudos, com capacidade e formação superiores, para benefício da comunidade local.  

Entre €1’100 e €1’600 por ano, dependendo do curso e local, a bolsa UPG financia despesas de vida, assegurando maioritariamente propinas e matrículas escolares, com apoio ocasional a custos de vida como alojamento e alimentação. Em 2014 a UPG apoiou 12 estudantes dedicados e empenhados em seguir os seus sonhos nos cursos de Medicina Dentária, Direito, Gestão e Administração de Empresas, Ensino de Física e Contabilidade. As bolsas UPG realizam um sonho e mudam vidas para sempre.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s