A voluntária Cris R. aterra em Moçambique – e foi como chegar a casa!

As duas novas voluntárias UPG no terreno, a Patricia F. e Cristiana R., acabaram de chegar a Moçambique para passarem 2 meses nos projetos UPG. 
A Cristiana partilha connosco as primeiras impressões de estar em Moçambique!

Chongoene, 11 de abril de 2015″De Leeds para o Porto e do Porto para Lisboa – assim começou esta viagem tão longa e tão, mas tão esperada! Em Lisboa conheci a Mana Patrícia (voluntária e companheira para estes dois meses) e reencontrei as Manas Anabela e Joana da UPG, que desde logo começaram a partilhar valiosas dicas.À saída do avião em Maputo na manhã de quinta-feira, o primeiro choque foi, sem dúvida, o tempo: tão quente e tão húmido (tão diferente de Inglaterra…).

Felizmente o corpo rapidamente se habitua! E passadas as burocracias na alfândega, encontramos os sorrisos e o caloroso abraço das Irmãs Aparecida e Beta. Foi como chegar a casa e ter a família à espera. 🙂 Superado o trânsito e a confusão das ruas de Maputo, em casa das Irmãs deliciamo-nos com o mata-bicho (que pão tão bom!) e passamos o dia na cidade a tratar da logística para os dias que se seguiriam. Na sexta-feira, depois de um merecido descanso, arrancamos para Xai Xai com a Irmã Beta ao volante e a companhia do Mano Hilário, Coordenador Geral da UPG em Moçambique. Foi uma viagem longa mas muito animada em que até tivemos direito a uns cajus fantásticos! E acho que foi durante esta jornada que finalmente parei e pensei “Cheguei a Moçambique”.

É difícil encontrar as palavras certas e nem as fotografias ajudam a descrever a riqueza e a imensidão das paisagens, das pessoas, da terra…! Em Xai Xai e Chongoene, conhecemos o Mano Arnaldo (um jovem muito empreendedor!), as Irmãs da Escolinha do André que nos esperavam com um café e umas badias maravilhosas, a Irmã Helena, a Mamã Vitória e tantos outros que nos receberam com um abraço.  Um enorme khanimambo a todos!”

A Cristiana ja lançou três campanhas fantásticas de angariação de fundos para a UPG, incluindo saltar em bungee jumping! A última campanha foi esta em beneficio da Alimentação Escolar em Santa Luísa de Marillac. Ainda vai a tempo de contribuir e ajudar a Cristiana a levar refeições diárias da UPG a mais de 800 crianças!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s