Obrigado Câmara Municipal de Cascais!

A Câmara Municipal de Cascais doou à UPG €19’000 em fundos para Reconstrução Pós-Cheias das áreas afectadas pelas cheias de 2013 na região do Xai-Xai. No âmbito desta recuperação das comunidades carenciadas, a UPG aplicou em 2015 o montante de 2.400€ na construção de 17 latrinas familiares, beneficiando os afilhados UPG da comunidade de Nhancutse, no Distrito de Xai Xai.  

Ainda em 2015, a UPG vai estender o programa às comunidades vizinhas de Banhine e Bungane com fundos disponíveis da CMC para a Reconstrução Pós-Cheias. Este programa de saneamento básico tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida das crianças e das suas famílias, em palhotas muito básicas e frequentemente sem saneamento, através de latrinas simples unifamiliares.

O apoio continuado da CMC leva higiene, saúde e dignidade a comunidades rurais no Xai-Xai! A provisão de um alojamento digno e de uma latrina concretizam o Direito à Habitação previsto na Declaração Universal dos Direitos da Criança e permite que a criança cresça e viva num ambiente saudável e seguro. A habitação promove o desenvolvimento psico-social, sentimentos de proteção, conforto e segurança.  

Nas zonas rurais, a população tem uma probabilidade quatro vezes menor de utilizar infra-estruturas de saneamento melhoradas, e 39% da população moçambicana não tem latrina. Desta forma, rápida e facilmente se propagam doenças que chegam até a provocar a morte, sobretudo nas crianças. Vamos quebrar o ciclo da pobreza em Moçambique.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s