A Graça mostra que todo o Pequeno Gesto conta!

A professora Graça Sitoe foi a primeira mulher do programa de Bolsas Universitárias UPG a concluir os estudos superiores. Formada em Administração e Gestão de Empresas desde 2015, manda-nos esta semana mais detalhes do seu caso de sucesso!

A Graça era professora na escola de São Vicente Paulo em Chokwe e em 2012 pediu apoio à UPG para concluir a Licenciatura na Universidade de Chokwe. Um sonho de estudar que tinha desde nova mas dificultado por suportar sozinha um agregado familiar alargado. Agora a Graça esta a trabalhar na escola publica secundária de Manjangue onde assumiu o cargo importante de Chefe de Secretaria. A UPG foi conhecer o seu novo local de trabalho onde a viu muito bem recebida pelos colegas Arlindo Cossa e Emilio Langa, e pela Directora Ana Jesus. A Graça mostra saudades dos seus meninos estudantes e da alegria da sala de aulas mas a vida dela está cada vez melhor. Ocupa os dias muito feliz a assistir na contabilidade e a processar salários de professores. Melhor ainda, o salário dela aumentou de 6.000 meticais para 24.000 meticais (c.€385) oferecendo muito melhor qualidade de vida aos seus quatro filhos.

Num país onde as mulheres tem acesso limitado ao ensino superior de 3.73% em 2011, e taxas muito abaixo de outros países Sub-Saharianos em cursos como ciências, tecnologia, engenharia e matemática*, a Graça é a prova que um Pequeno Gesto acelera a mudança e é um orgulho para  a UPG!

*World Bank 2015

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s