Começa a aventura da Adriana com a UPG em Moçambique!

“Aquilo que ainda bem pouco tempo era um esboço, agora é um projeto! Este foi o pensamento na passada sexta-feira. Finalmente chegou o dia da minha partida. No aeroporto fui surpreendida com a presença de vários amigos que carinhosamente foram se despedir de mim. E, rapidamente, chegou o momento de voar.  Após 10h de avião eu, a Mamã Anabela e a Mana Joana chegámos a Maputo pelas 06h30. De manhã tivemos a oportunidade de encontrar os manos Bernardo e Filipe e visitar a Feira de Artesanato.   Maputo é bem diferente das cidades que conhecia até ao momento. Embora seja capital, a pobreza é evidente, edifícios antigos e sem manutenção, estradas semi-alcatroadas, passeios não pavimentados, muita poeira…  

Assim que nos despedimos dos manos, partimos rumo a Chókwè, mais 3.5h de caminho. Por causa da seca e não só, a diferença de paisagens é bem evidente. Conforme seguíamos pelo interior de Moçambique, os edifícios tornam-se escassos e na sua vez aparecem casas de lama e caniço. Junto a elas encontram os seus habitantes, na maioria descalços e vestidos com roupas em segunda mão, algumas encardidas e outras rasgadas.    

Na cidade de Chókwè a poeira é uma constante, assim como um cheiro nauseabundo provocado pelas lixeiras e pela falta de condições de higiene. Ainda assim, o nível de pobreza aumenta conforme nos emaranharmos pelo interior dos bairros e das comunidades.

Em cada canto da cidade é possível comprar crédito para o telemóvel, frutas, legumes. No mercado (que mais parece um labirinto) encontramos um pouco de tudo, como leguminosas, roupas usadas, calçado, ferragens, capulanas e serviços de costura e de cabeleireiro.  A todos os produtos temos de acrescentar uma camada de pó oriunda do chão do mercado ah, e não esquecer, o custo acrescido pelo facto de ser mulungo ( = branco).   Infelizmente, a realidade é triste, contudo no rosto destas pessoas facilmente conseguimos encontrar um sorriso. É um povo simpático, afável e curioso. A aventura vai começar!”    

A Adriana L. estará 6 meses em Moçambique como voluntária UPG para se dedicar com muito carinho e tanta alegria às nossas crianças. Saiba mais do seu trajecto pessoal nos projectos UPG aqui

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s