Dia 13: Temos costureira…e das boas!!

Este ano, a UPG apostou em grande no financiamento de Cursos Técnicos nas escolas de São Vicente Paulo e de Santa Luísa de Marillac, ambas na região de Chokwé.

Com a convicção de que estes centros são uma forte ferramenta para quebrar o ciclo da pobreza, a UPG promove centros locais de cursos técnico-profissionais, para jovens em idade escolar, em horário pós-escolar e de acesso grátis para crianças muito carenciadas, que frequentemente abandonam os estudos académicos. Este Verão, a UPG fez um acordo oficial com o ISPELAC, um órgão governamental de apoio a formação técnico profissional, para desenvolver cursos na escola de SVP. Além de abertos a comunidade local, estes cursos são oferecidos aos nossos afilhados de São Vicente Paulo e da escola vizinha de Santa Luísa de Marillac. A UPG financiou inicialmente o curso de eletricidade e acabamos de lançar mais uma fase, oferecendo eletricidade e costura. E que contente que ficou a nossa afilhada Fina!  

A Fina Júlio Macaze, frequenta a oitava classe e gosta muito de História. Como é comum por ali, ela sonha em ser polícia. Nos tempos livres, desde pequenina gosta mesmo de inventar roupas de papel para as suas bonecas e ajudar a mãe nos trabalhos de casa (como ela diz marota, prefere limpar a casa e não gosta nada de lavar pratos!).  Tem uma paixão muito grande por corte e costura tanto mais que já confecionou uma sacola de pão com ajuda da professora e se destaca segundo a professora como melhor aluna. No fim do curso, diz ela que a primeira coisa a fazer e confecionar um vestido para ela e depois para a sua mãe.  

UPG oferece este calendário festivo a todos os Amigos UPG desde 2011

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s