Dia 2 – Resistente, Resiliente, Belide Pequeno Herói

Na UPG os dias são feitos de pequenos contratempos e grandes alegrias. Há muitas grandes alegrias. Sempre que mais uma criança passa de ano, uma menina não desiste de estudar porque engravida cedo, uma mamã deixa um pequenino protegido numa pré-escola nossa para ir trabalhar e receber míseros rendimentos para a família, são dias felizes. Sempre que padrinhos nos dão uma palavra amiga encorajadora e nos mostram a felicidade de ter uma criança a quem chamam “a sua” são dias felizes. 

O Belide Jorge Ubisse é uma entre tantas as quase 2´500 crianças que a UPG apoia por ano.  É fácil perdermo-nos nos números e nomes de tantas carinhas felizes e tristes ao mesmo tempo, com fome mas com energia, com corpos doridos de anos de carência mas de olhos brilhantes de esperança como toda a criança a crescer. Resistentes. Resilientes. Pequenos heróis.  Mas com o Belide não me ficou só mais uma cara. Ficou-me um menino que mesmo órfão dos pais, era uma dupla vitima com a pequena irmã Maria quando ambos cresceram muito amigos, mas infetados por HIV.  Em Maio morreu o nosso Belide. Há dois meses que nos faltava um pouco demais ao Centro, andava adoentado, queixava-se, era internado no Hospital do Carmelo. A notícia chega do hospital longínquo e sentimo-la aqui tão perto.

Pedimos clareza se era uma tuberculose mais aguda, que aflige tanto as nossas crianças infetadas do Centro de Dia, se era outra fraqueza desconhecida. Mas, na realidade, já não interessa… interessa que o nosso menino futuro bolseiro, uma cabeça de ouro, o irmão ternurento da pequena Maria, não está mais cá. Interessa que já não podemos olhar para o Belide.  Interessa o esforço que financiadores fazem para por de pé os nossos projectos, as horas de trabalho ingrato que os parceiros UPG gastam no terreno a lutar contra uma realidade obstinada, interessam os anos da UPG a tentar salvar pequeninos vulneráveis. E não podemos baixar os braços, porque o HIV não vai vencer. A falta de educação e oportunidade não vai vencer. A pobreza não vai vencer. Porque um dia de cada vez, outros Belides vão ser nossos Bolseiros, com a grande ajuda dos amigos e padrinhos da UPG.

Mas em dias como aquele em Maio, na UPG os contratempos já não parecem tão pequenos nem as alegrias tão constantes.

Ajude-nos a contar mais histórias como estas em 2019, com um Pequeno Gesto (aqui)

A UPG oferece este calendário festivo a todos os Amigos UPG desde 2011

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s