Dia 24: Aprendemos e melhorámos!

A Pandemia, expôs os beneficiários da UPG a extremas dificuldades, o que nos fez pôr em prática determinadas medidas para conseguirmos responder a todos as necessidades:

  • Perda de rendimento das famílias: Resulta em fome e falta de acesso a bens higiene —> Medida imediata UPG: Financiamento de Cestas Mensais (com bens de higiene) e Kits Agrícolas (para famílias cultivarem)
  • Isolamento Social – Resulta em aproveitamento escolar muito baixo —>   Medida imediata UPG: disponibilização de fichas escolares; possibilidade de explicações por telemóvel; investimento em IT
  • Isolamento da populações de risco – Resulta em ignorância doença; mais violência; maior abandono escolar permanente —>  Medida imediata UPG: contacto com os beneficiário via whatsapp; organização de palestras; maior cuidado pastoral e psicológico

Para fazer face a estas dificuldade e correspondentes medidas, foi essencial, manter toda a equipa local a receber a sua gratificação e fazer um grande investimento num upgrade digital.

O que aprendemos – onde melhorámos:

  • A UPG tomou consciência da necessidade de chegar aos beneficiários que residiam em locais mais remotos e, como tal estabeleceu, linhas de comunicação directas, munimos digitalmente a equipa e polos locais e demos formação aos professores para estarem melhor preparados para  regresso às aulas
  • A necessidade do alívio crescente da pobreza comunitária era crucial, por isso, a UPG aprofundou as relações com famílias durante as distribuições, estabelecendo-se como o “porto seguro” para informação, ensino, partilha de preocupações (para tal todos foram essenciais desde os Parceiros, aos Técnicos, psicólogo, e à nova equipa de Coordenadores)
  • A necessidade de fomentar uma maior sustentabilidade económica familiar é um ponto muito importante para a UPG. Assim, o mapeamento individual das famílias, é decisivo. O que incluiu monitoria às atividades econômicas e distribuição de sementes adequadas ao cultivo e respetivas estações do ano. 

Obrigado a todos os que, ao longo deste ano, nos ajudaram a conseguir melhorar as vidas de crianças, famílias, jovens em Moçambique. Todo o Pequeno Gesto Ajuda!

Ajude-nos a contar mais histórias como estas em 2020, com um Pequeno Gesto (aqui). A UPG oferece este calendário festivo a todos os Amigos UPG desde 2011

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s