Dia Internacional da Alfabetização

Hoje comemora-se o Dia Internacional da Alfabetização, um dia para nos recordar da importância da alfabetização como uma questão de dignidade e direitos humanos.

Em Moçambique, estima-se que 39% da população da Província de Gaza seja analfabeta. Este analfabetismo é mais marcado junto das mulheres, alcançando um total de 49% das mesmas. Este analfabetismo significativo é não só um constrangimento direto às pessoas, como também às crianças parte do agregado familiar. Em comunidades muito marcadas pelo dialeto local (“changana”), a maioria das famílias não compreende, fala ou escreve em português.

Para tentar fazer face a este problema, agravado este ano pela Pandemia, as escolas procuram ter uma abordagem bilingue, principalmente junto das crianças mais novas. Neste sentido, nos vários projetos UPG procuramos promover esta abordagem e dar confiança às crianças para se expressarem num idioma diferente. Desde as Pré-Escolas até aos Afilhados da 12ª Classe, desenvolvemos várias iniciativas de leitura, apoio académico, suporte de materiais em língua portuguesa e abordagens mais didáticas procuram incentivar à sua utilização.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s