Dia 16. A Soraia está de regresso à Alimentação Escolar.

A reabertura das escolas em Moçambique, em Outubro, permitiu a 897 crianças e jovens regressarem, não só às aulas, como também às refeições quentes e gratuitas. Com este regresso e, após um período tão prolongado sem aulas e de difícil acesso a produtos alimentares, a Um Pequeno Gesto, tem procurado seguir com maior cuidado a saúde e impacto alimentar no peso dos estudantes, reforçando assim os indicadores de performance do projeto.

O programa de Alimentação escolar da Um Pequeno Gesto procura reduzir o abandono escolar pelo incentivo de uma refeição diária na escola, para mais de 900 crianças. Mas procura, também, ter um impacto profundo nas meninas, diminuindo a desigualdade de género, libertando as meninas que, tradicionalmente, ficariam em casa para cozinhar, bem como reduzindo a suscetibilidade a doenças e a gravidezes precoces através do avanço da educação. ⠀

A Soraia é umas das meninas, que beneficia deste programa. A Soraia tem 13 anos e está com a Um Pequeno Gesto desde 2018, altura em que se juntou ao nosso Programa de Apadrinhamento na escola de Sta. Luísa de Marillac, no Chokwé. A Soraia vive com uma tia, uma vez que os pais estão separados e a viver na África do Sul. Para sustentar a família a tia, apenas, faz biscates em algumas machambas vizinhas.

Para uma família como a da Soraia uma refeição gratuita na escola, todos os dias, é ainda mais essencial.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s