Dia 25. FELIZ NATAL cheio de Pequenos Gesto. MUITO OBRIGADO a todos os que diariamente nos ajudam a crescer!

Quando chegam as últimas semanas do ano, chegam os momentos de reflexão. A tendência natural é pensarmos em tudo aquilo que não conseguimos fazer em Moçambique em mais um ano de pandemia, todos os projetos que ficaram a meio ou os que não saíram da gaveta. 2021 foi de novo um ano longo, mais longo do que muitos outros, com a equipa ausente do terreno o ano todo pela primeira vez em 18 anos. Mas sem dúvida temos muito para celebrar.

Começámos o ano com objetivos ambiciosos. Lançámos uma campanha de aumento significativo do número de crianças Apadrinhadas, e chegamos ao final do ano perto das 1000 planeadas. Devotámos o nosso tempo à reabertura das escolas e apoio às crianças que tinham ficado tanto tempo privadas de educação presencial. Foi com alegria que vimos a maioria das crianças voltar ao ensino primário e secundário nas escolas, ao apoio ao estudo, ao centro de dia. Bolseiros que foram pela primeira vez à sua universidade. Apesar de todas as restrições, pudemos voltar a dar alimentação na escola, ter atividades no centro de dia. Lançámos uma nova machamba (quinta) com os nossos jovens e um negócio de arranjo de bicicletas. Iniciámos uma nova parceria com a Girl Move para dar apoio a meninas que se encontram mais vulneráveis em tempos de isolamento derivados da pandemia.

Se foi tudo como queríamos? Nem sempre. Foi com muita tristeza que, apesar de todos os nossos esforços, não conseguimos abrir as nossas pré-escolas devido a regras nacionais de prevenção contra a pandemia. Foi com dificuldades que conseguimos implementar projetos de infraestruturas e melhorias as instalações escolares, seja de melhorias pós-Covid, seja danificadas por um clima difícil, afetadas por inflação e falta de materiais de construção por todo o país. Mas sabemos que junto com os nossos parceiros e técnicos em Moçambique, fizemos o nosso melhor pelas crianças, na crença da nossa visão de quebrar o ciclo da pobreza.

O nosso trabalho foi incansável, mas apenas possível graças a vocês, que estão aí desse lado e apoiam a Um Pequeno Gesto. Cada donativo, cada apoio, cada palavra de incentivo, possibilitaram chegarmos mais longe em Moçambique. Cada um contribuiu à sua medida e a generosidade dos nossos doadores continua a ser mais forte, apesar de vivermos ainda um ambiente incerto de pandemia. Este ano juntámos muitas empresas à nossa lista de apoiantes, ao participarem na nossa iniciativa Brinquedo Solidário com a Science4You. Terminamos o ano as excelentes notícias da aprovação de um financiamento do Instituto Camões para lançamento de um projeto de alimentação diária para 1500 crianças na Escola de S. Vicente de Paulo. Este é um projeto há muito sonhado e agora planeado – e será o segundo maior projeto individual da Um Pequeno Gesto. Uma demonstração de que os sonhos são aquilo que fazemos deles.

Olhando para trás, a Um Pequeno Gesto volta a dar grandes passos na sua missão. Tenho um enorme orgulho e gratidão nesta equipa em Portugal e Moçambique, e faço votos de que, convosco, sejamos ainda mais fortes em 2022!

Pela Presidente, Sara Vicente Barreto

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s