Até sempre Irmã Aparecida! 🧡

Ontem chegou até nós a notícia do falecimento da Irmã Aparecida. A Irmã Aparecida era uma irmã muito especial para a Um Pequeno Gesto. Apesar de já não ouvirmos falar tanto dela em anos mais recentes, a Irmã esteve lá mesmo antes da Um Pequeno Gesto existir e acompanhou-nos de perto por mais de 10 anos.

Quando a Mana Sara chegou a Moçambique, a Irmã Aparecida recebeu-a de braços abertos na Escolinha do André, mostrando como funcionava a escola, o programa de Apadrinhamento, dando a conhecer as famílias, as crianças. Tão depressa estava na secretaria como no campo de futebol, tão depressa estava a chamar uma professora à atenção como rindo à gargalhada com uma criança. Pelos olhos de alguém que vivia cada dia com amor e paixão pelo próximo, a Mana Sara conheceu parte do mundo de Moçambique que levou à criação da Um Pequeno Gesto.  

A Irmã Aparecida era um poço de alegria, sempre jovial na sua forma de ser, sempre com uma bela anedota, uma história da sua terra, um sorriso para animar qualquer um que passasse na sua porta.

Em 2007 tornou-se Parceira Oficial de Um Pequeno Gesto na Pré-Escola de Santa Catarina, que ainda hoje existe impulsionada pela sua força de cada pequeno gesto mudar o mundo. Dedicou-se àquelas crianças e professoras de coração e graças a este trabalho a comunidade cresce. Também foi a Irmã Aparecida que trabalhou com os Padres do Chongoene para levar a Um Pequeno Gesto às comunidades rurais, onde hoje a Um Pequeno Gesto apadrinha c. de 400 crianças. A sua dedicação era a miúdos e graúdos e percorria quilómetros para apoiar os mais idosos da comunidade com o apoio do Fundo de Idosos da Um Pequeno Gesto, levando-lhes comida, bens de primeira necessidade e claro, uma palavra de carinho.

A Irmã Aparecida ensinou-nos a pensar diferente, a ser diretas e corajosas. Foi rigorosa no seu trabalho e nunca esqueceu a origem da sua vocação e dedicação de amor ao próximo. É com o coração triste que a vemos partir, mas é com o coração cheio que lembramos cada momento que passámos com ela.

Obrigada Irmã Aparecida. Estamos juntas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s