Dia 4: Venha conhecer as nossas novas Parceiras Locais!

A UPG trabalha diariamente com uma equipa local em Moçambique de 6 Parceiros Locais UPG, um Coordenador Geral e 15 técnicos e mamãs que garantem que o trabalho da UPG no terreno seja eficiente e chegue a um maior número de famílias possível. Este ano tivemos algumas mudanças de parceiros, mas as novas “aquisições” foram extraordinárias.  

A Irmã Alice é a nova parceira em São Vicente de Paulo. Nasceu a 14 de Novembro de 1974, em Maputo, e é a mais nova de 8 irmãos. Em 1997, foi admitida na Congregação das Irmãs Filhas da Caridade, completando atualmente 17 anos de vida religiosa. Tirou o curso médio para professora primária, e em 2006 iniciou a Licenciatura em Planificação, Administração e Gestão da Educação.   Durante o período de estudos, a Irmã Alice foi ainda Diretora da Escola de Santa Luísa de Marillac (Manjangue), e lecionou na Escola da Matola. Em 2010 foi transferida para a Escola de Xinavane onde lecionou da 1ª à 10ª classe, trabalhando também como Diretora Adjunta Pedagógica e Professora de História e Português na 8ª e 9ª classes. Em Novembro de 2014, chegou a Chokwé para se responsabilizar pela Escola de São Vicente Paulo, continuando o trabalho fantástico da Irmã Neusa. A UPG tem uma intervenção extensa na escola carenciada de SVP onde além de 170 afilhados em 2015, suporta projetos de palhotas familiares como a do Alberto, em construção, programas de apoio ao estudo, cursos técnicos e iniciativas de geração de rendimento.  

A Irmã Sidónia é responsável pela supervisão diária do Centro de Dia HIV em Santa Luísa de Marillac, que acolhe 32 crianças afectadas pelo vírus HIV/SIDA. Nasceu no dia 17 de Setembro de 1991 no distrito de Ile, na província da Zambézia. Os pais, Mário Alfândega e Eugénia Ovesse, tiveram cinco filhos, sendo a Irmã a segunda dos cinco. O pai é agricultor e a mãe é professora. A Irmã iniciou os seus estudos primários no ano de 2000 na Escola Santa Isabel, tendo lá estudado da primeira à sétima classe. Nesta escola foi várias vezes considerada a melhor aluna da turma e de toda escola em geral! Chegou até a receber prémios por ser a criança com melhores notas e por ter sempre boa apresentação. A Irmã recorda que adorava estudar, tendo aprendido a ler e rezar com a mãe quando era ainda muito pequenina.

O trabalho diário e estreito com os Parceiros Locais permite-nos consolidar a nossa política de controlo de aplicação eficiente dos fundos. Queremos quebrar o ciclo da pobreza em Xai-xai, Chokwé e Chongoene de forma transparente e eficiente, com proximidade e impacto visível para o doador.

A UPG oferece este calendário festivo a todos os Amigos UPG desde 2011. Este ano, pode ainda imprimir uma versão em alta resolução por apenas 1€!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s