Haverá sempre uma família que nos marca mais do que outras

Todos são importantes, todos merecem e precisam dos muitos Pequenos Gestos, de Padrinhos… de Doadores … de Amigos e naturalmente de toda a Equipa UPG em Portugal, Reino Unido e em Moçambique!   Dificilmente se fica indiferente a algumas situações que os Parceiros nos dão a conhecer, em especial nas visitas regulares ao terreno, e a da “Família Williamo” em Chokwe é uma delas. Contrariando a corrente em que o “pai” na grande maioria faleceu, está ausente, abandonou e/ ou é desconhecido, o Lucas a Maria, e o Enoque tem a boa sorte de ter ainda com eles o único elemento familiar, o seu PAI. Pai com letra GRANDE.

A Mãe Sonia, faleceu há 2 anos, vitima da “doença” que tanto assola este povo, a SIDA. O pai desde ai que se sente doente mas nunca foi ao médico ou ao Hospital. Com 32 anos, foi biscateiro para garantir o sustento da família e, em cada trabalho conseguia por de parte 1 saco de cimento.

Pouco a pouco, começou a erguer os blocos que são agora a “casa da Família”.   Não é possível ajudar todos mas é para estes casos de emergência que se sente como cada Pequeno Gesto é uma Grande Ajuda! É para isso que estamos há 12 anos presentes em situações de enorme vulnerabilidade. Toda a família apresentava um ar de carência alimentar; o pai quase não se aguentava em pé mas mesmo assim nunca largou os filhos – nem eles o pai – o carinho que presenciamos pelos filhos tocou-nos a todos. Levámo-los a casa e tivemos oportunidade de ver como viviam… De imediato a UPG assumiu o apadrinhamento das 3 crianças, entregamos comida e tivemos o compromisso do Papá que iria cuidar da sua saúde.

O apadrinhamento dos 2 irmãos mais velhos de 4 e 6 anos permitiu que no dia seguinte começassem a frequentar a escola no Programa de Apadrinhamento de S. Vicente de Paulo. Recebem 1 Cesta Básica mensal, material escolar e beneficiam ainda de uma refeição diária na escola, no âmbito do Programa Apoio ao Estudo.  No dia a seguir, tivemos a boa noticia que pela madrugada o Papa Williamo se apresentou no Hospital do Carmelo, da responsabilidade das Irmãs Vicentinas Filhas da Caridade. Feito o rastreio foi diagnosticado com HIV em estado avançado e iniciou o tratamento. O aspecto frágil e fraco e a tosse constante não deixava muitas duvidas.  

Certamente que os alimentos, a garantia de apoio familiar e o tratamento médico foram o gatilho para ao longo dessa semana ser já visível uma melhoria nas condições de vida da Família.   KhanimamboFamília Cordeiro da Silva por aceitarem de braços abertos o apoio à Família William. Juntos continuaremos a cuidar destes meninos.

” Anabela Nina, Directora Apadrinhamento e Ops. em visita ao terreno – Abril 2016 ” 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s